terça-feira, 2 de novembro de 2010

Correio Braziliense

    Correio Braziliense é um dos jornais sediados em Brasília, Distrito Federal, mais conceituado. Junto com o jornal Aqui DF, rádio Clube AM e FM e a TV Brasília, faz parte do grupo Diários Associados.  
    A marca Correio Braziliense simboliza o início da imprensa escrita no Brasil, há 200 anos, quando o primeiro jornal brasileiro, editado em Londres por Hipólito José da Costa, era trazido de navio para cá. Circulou no Brasil e em Portugal entre 1808 e 1822. Em 1960, aceitando um desafio do presidente Juscelino Kubitschek, os Diários Associados, então maior conglomerado de mídia no Brasil, se propuseram a lançar um jornal na nova capital federal, Brasília. Descobrindo nos escritos de Hipólito José da Costa ideias favoráveis à transferência da capital do Rio de Janeiro para o interior, o então diretor dos Diários Associados Assis Chateaubriand decidiu retomar o título, aproveitando o termo brasiliense que começava a ser empregado como adjetivo pátrio de Brasília.
    Então a marca foi resgatada por Assis Chateaubriand e relançada na data de inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960. Hoje, o Correio Braziliense é o jornal de maior circulação do Centro-Oeste e o mais influente do Distrito Federal e do Entorno – região formada por municípios que têm fronteira com o DF, tais como Valparaízo e Águas Lindas, ambos em Goiás.


Primeiro Jornal Brasileiro editado em Londres por Hipólito José da Costa


Correio Braziliense atualmente


Fonte: Adaptado de Wikipédia e Diários Associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário