quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Perspectiva para o Futuro

Ainda há muitas controvérsias sobre o destino do jornal impresso, algumas visões mantêm o foco positivo sobre o assunto e acreditam que o jornal impresso disputará o mercado fortemente com outras fontes de informação ainda por muito tempo, outras visões baseiam-se na queda das vendas e se perguntam se essa mídia sobreviverá.
 Os otimistas acreditam que o jornal não se extinguira, talvez possa até perder algum espaço na sociedade devido à concorrência interativa e agressiva das novas mídias, mas manterá seu lugar, seja devido à busca de novos caminhos de entretenimento e informação ou devido ao prazer da informação palpável. Ele busca cada vez mais interagir com as outras mídias existentes e detém novos mecanismos para tal.
Um exemplo dessa procura constante é a implementação do sistema de QR Code nas páginas do jornal, a partir de agora, as principais matérias do jornal serão publicadas junto com um código bidimensional que leva o leitor a conteúdos complementares produzidos por outros canais do grupo – galerias de fotos, áudios, vídeos, enquetes ou textos complementares que podem ser armazenados no celular.

     

    Deve-se lembrar que a continuidade da impressão jornalística tanto pode ser alavancada pelas novas mídias como também pode sofrer com elas. Os principais ”concorrentes ”do jornal se encontram no âmbito da internet que possibilita a informação instantânea, nem sempre precisa, mas de veras rápida. Segue abaixo dois vídeos recorrentes do assunto:









A conclusão do assunto é incerta assim como o próprio o futuro possível, portanto deixamos a questão você internauta: o jornal sobreviverá nessa selva digital ou o fim da impressão como conhecemos está próximo?

Comente :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário